sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Parque de Ondas / Energias Renováveis


PARQUE DE ONDAS INAUGURADO

o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas vai ser inaugurado ao largo da Póvoa de Varzim, na costa norte portuguesa, num investimento global superior a 8,5 milhões de euros ...

Este projecto pioneiro, da responsabilidade da Enersis e da escocesa Ocean Power Energy (OPD), que é o parceiro tecnológico, terá capacidade para produzir, numa primeira fase, energia eléctrica suficiente para alimentar uma povoação com cerca de seis mil habitantes. Até 2020, a Enersis conta instalar 5000 megawatts. Nesta fase, foram instaladas três máquinas de aproveitamento energético, com capacidade para produzirem 750 kilowatts cada uma, o que permitirá uma produção média anual de sete gigawatts por hora.
As máquinas, instaladas a cerca de cinco quilómetros ao largo da Póvoa de Varzim, na Aguçadoura, têm forma cilíndrica e medem cerca de 50 metros de comprimento, com um perímetro de 3,5 metros, dos quais apenas um fica acima do nível da água.
A energia produzida pelas ondas do alto mar, consideradas mais estáveis do que as ondas de rebentação ou mesmo do que a gerada pelo aproveitamento do vento, é posteriormente encaminhada através de um cabo submarino para uma subestação de ligação à rede eléctrica.
o investimento neste projecto é financiado em 15% por apoios públicos, sendo o restante integralmente assumido pelos dois parceiros envolvidos, a Enersis e a OPD, dado que, actualmente não existe apoio bancário.

A segunda fase, a decorrer até e 2009, prevê a instalação de uma fábrica para a produção das máquinas e consequente exportação das mesmas. A terceira fase será o início da actividade comercial.

1 comentário:

Biografias disse...

Boa iniciativa, pena é que o que vai ser produzido no futuro em portugal e somente partes mecanicas da estrutura ficando toda a parte tecnologica sempre nas maos dos Escoceses que veem assim experimentar uma maquina que ainda nunca foi testada por nossa conta sendo nos a pagar todos os testes. tenho pouca informação para axar um bom negocio para Portugal embora pensse que é uma optima ideia em termos de Energia