segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Novas regras de rotulagem de dentífricos

Obtive esta informação através da minha esposa que é Higienista Oral no Centro de Saúde de Torres Vedras, que achei pertinente.

As regras de rotulagem de pasta dentífrica mudam, a partir de 19 de Março de 2009, para evitar consumo excessivo de flúor.
As regras para a rotulagem das pastas dentífricas com flúor mudam a partir de 19 de Março de 2009, anuncia o Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, na Circular Informativa N.º 169/CD, de 10 de Outubro.
As pastas dentífricas com flúor destinadas a crianças foram objecto, a nível europeu, de recente reavaliação relativamente ao risco, tendo culminado com a transposição da respectiva directiva (Directiva 2007/53/CE de 29 de Agosto de 2007) para o Decreto-Lei n.º 189/2008, de 24 de Setembro.
Efectivamente, o desenvolvimento do esmalte do dente em fase pré-eruptiva pode ser alterado por diversos factores, entre eles o excesso de flúor. O flúor absorvido em excesso pode causar fluorose, manifestando-se no aparecimento de manchas brancas e acastanhadas do esmalte que são irreversíveis.
Dado que, em crianças com menos de 6 anos e sem adequada supervisão parental, a deglutição de pasta dentífrica contribui para a quantidade de flúor ingerido, foi decidido acrescentar a seguinte advertência na rotulagem dos dentífricos, desde que não seja contra-indicada para crianças:
“Crianças com idade igual ou inferior a 6 anos: utilizar uma quantidade do tamanho de uma ervilha, com supervisão durante a escovagem para minimizar a deglutição. Se estiver a tomar flúor proveniente de outras fontes, consulte o seu médico dentista ou médico assistente”.
Os fabricantes, a pessoa por conta de quem o produto é fabricado ou o responsável pela colocação no mercado devem providenciar para que, a partir de 19 de Março de 2009, só possam estar disponíveis ao consumidor pastas dentífricas contendo 0,1 a 0,15% de flúor que incluam a advertência referida, excepto se já constar a indicação, por exemplo, “unicamente para adultos”.
O Infarmed alerta os profissionais de saúde e os consumidores para a necessidade de verificação da informação constante das pastas dentífricas com flúor.

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/noticias/rotulo+pasta.htm

Boa semana de trabalho!

Willem Stoltenborg Grupo - TT/O8

Sem comentários: