sábado, 25 de outubro de 2008

Aquecimento Global

Peritos em climatlogia e outros cientistas estão preocupados com as alterações do clima.Mudanças climáticas já tinham ocorrido anteriormente no nosso planeta,como idades do gelo ou períodos glaciares. Estas mudanças eram diferentes das modernas porque ocorriam de forma gradual e natural. As actuais alterações,não são resultado de causas naturais mas sim,da actividade humana. Além disso,as alterações estão a ocorrer muito rapidamente.
O maior problema é que o planeta está a aquecer.De acordo com alguns peritos,este aquecimento,tem vindo a acontecer desde os ultimos 10.000anos.As implicações para o planeta são muito sérias. O aumento das temperaturas pode dar origem a desastres ecológicos,tais como inundações e secas,os,quais,poderão ter efeitos nocivos na agricultura.
Este invulgar aquecimento da terra foi causado em parte pelos chamados gases com efeito de estufa,tal como o dióxido de carbono,que é emitido para a atmosfera pelos motores de automóveis e pelos modernos processos industriais.Tais gases,não só aumentam a poluição da atmosfera,mas também criam o efeito de estufa,com o qual o calor solar é aprisionado,levando ao aquecimento do planeta.
Os politicos estão preocupados com as alterações climáticas,têm-se realizado reuniões regulares sobre o assunto,com os representantes de muitos dos países mais industrializados do mundo. Em 1997,em Kyoto,Japão,foi acordado pela maior parte dos paises industrializados tentar reduzir o volume de emissão de gases com efeito de estufa e foram definidas metas para a sua redução. Foi também sugerido que mais florestas deveriam ser plantadas de modo a criar os chamados lençois de água,para absorver os gases com efeito de estufa. Parte do problema das rápidas mudanças climáticas tem sido causado pela drástica desflorestação.
Infelizmente,as metas não estão a ser cumpridas,mais triste ainda,é que os avisos sobre as alterações climáticas globais são,muitas vezes,ainda considerados como alarmistas.


MAURO ANICETO TT 09

Sem comentários: